sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Conheça o Projeto UCA

LANÇAMENTO DO PROJETO UCA NO CEARÁ É DESTAQUE NA MÍDIA









O lançamento do Projeto UCA no estado do Ceará, dia 23 de junho, obteve grande repercussão na grande mídia. O Jornal O POVO abriu uma manchete de página para destacar a importância do Projeto. A Secretária de Educação de Barreira, Maria de Fátima descreve a expectativa da comunidade escolar em torno da chegada dos laptops educacionais à Escola.
Quem também cobriu o lançamento do UCA foi a TV Educativa (Canal 5), através do Telejornalismo da emissora e do Programa UFC TV. Na mídia Online, destaque para a cobertura do Blog do Eliomar, o mais importante e acessado blog jornalístico da blogosfera cearense.
No rádio, o Projeto UCA foi apresentado pelo Prof. Mauro Pequeno, no programa Debates do POVO, da Rádio O POVO-CBN, além do programa Rádio Debate, da nossa Rádio Universitária FM.

LANÇAMENTO OFICIAL O PROJETO UCA NO CEARÁ









Lançado oficialmente, nesta quarta, dia 23, em concorrida solenidade no auditório da Pró-Reitoria de Graduação, no Campus do Pici, o Programa Um Computador por Aluno – UCA, que visa criar e socializar novas formas de utilização das tecnologias digitais nas escolas públicas brasileiras, para ampliar o processo de inclusão digital escolar e promover o uso pedagógico das tecnologias de informação e comunicação.
O lançamento contou com presença do Coordenador Nacional do Projeto, Prof. Cláudio André, do Pro-Reitor de Graduação Luiz Custódio, de representantes das Secretarias de Educação do Estado, da Prefeitura de Fortaleza e da UNDIME, além de técnicos e professores dos NTE´s, que começam a ser capacitados para a formação de professores nas dez escolas integrantes do UCA em todo o Ceará.
Após a solenidade de lançamento do Programa UCA no Ceará, teve inicio a formação para 40 educadores dos Núcleos de Tecnologia Estaduais e Municipais (NTE e NTM) das Secretarias de Educação do Estado e dos municípios beneficiados. Estes educadores serão responsáveis pela formação dos professores, atuando diretamente nas Escolas integrantes do Programa UCA. Durante o evento de lançamento, haverá um laboratório equipado com os laptops educacionais para demonstração.
O Instituto UFC Virtual é a unidade acadêmica da Universidade Federal do Ceará, encarregada pelo Ministério da Educação pela implantação e formação de Professores do Projeto UCA nos estados do Ceará, além da formação das equipes das Universidades que implantarão o projeto nos estados do Maranhão, Piauí e Rio Grande do Norte.

O QUE É O PROJETO UCA ?
O Programa Um Computador por Aluno – PROUCA tem como objetivo ser um projeto educacional utilizando tecnologia para a inclusão digital nas Escolas das redes públicas.

COMO O PROJETO COMEÇOU ?
O governo brasileiro foi apresentado à experiência do Projeto OLPC, desenvolvida pelo MIT, durante o Fórum Econômico Mundial em Davos - Suíça, em janeiro de 2005 e naquele mesmo ano, em julho, Nicholas Negroponte, Seymour Papert e Mary Lou Jepsen, responsáveis pelo projeto, vieram ao Brasil especialmente para conversar com o presidente Lula e expor a idéia com detalhes.

O presidente considerou interessante a proposta e instituiu um grupo interministerial para avaliá-la e apresentar um relatório. Uma equipe de especialistas em tecnologia na Educação das maiores universidades brasileiras, entre os quais o Prof. Mauro Pequeno, Diretor do Instituto UFC Virtual foi convocada para prestar consultoria na montagem da proposta técnica e pedagógica do Projeto.
Durante o ano de 2007 foram selecionadas 5 escolas, em cinco estados, como experimentos iniciais, em São Paulo-SP, Porto Alegre-RS, Palmas-TO, Piraí-RJ e Brasília-DF.

COMO O PROJETO VAI FUNCIONAR ?








As escolas integrantes da primeira etapa do Projeto UCA no Ceará já receberam todos os laptops educacionais, totalizando mais de 4.000 computadores.
O lançamento do Projeto no âmbito da UFC marca também o início da capacitação dos multiplicadores que irão formar os professores diretamente nas escolas beneficiadas.
Simultaneamente, as escolas municipais e estaduais contempladas pelo projeto finalizam a estrutura de apoio à implantação do Projeto, o que representa muito mais que o uso da tecnologia na sala de aula.
Para receber o UCA, as escolas passam por reformas nas instalações. As escolas do UCA estão recebendo toda uma nova estrutura: redes sem fio cobrindo toda a extensão da escola, conexão banda larga, novas carteiras escolares etc.
As salas de aula estão sendo reformadas, com vistas a oferecer conforto térmico e ergonômico. Até mesmo a segurança está sendo reforçada. Com a capacitação dos professores e a infra-estrutura montada, a expectativa é que o Projeto UCA esteja em pleno funcionamento no segundo semestre de 2010, realizando um desejo de milhares de crianças, jovens e professores das redes públicas de ensino.


COMO AS ESCOLAS FORAM ESCOLHIDAS ?
A definição das cerca de 300 escolas públicas que participam do Piloto do Projeto "PROUCA" coube às Secretarias de Educação e à União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), entidades parceiras do Projeto.
Em articulação com a UNIDIME, as Secretarias de Educação dos Estados selecionaram escolas das redes estaduais e municipais, seguindo os seguintes critérios: ter cerca de 500 (quinhentos) alunos e professores e possuir energia elétrica para carregamento dos laptops e armários para armazenamento dos equipamentos.


ESCOLAS BENEFICIADAS COM O PROJETO UCA NO CEARÁ
EMEIEF ANTÔNIO JULIAO NETO
BARREIRA
ESCOLA DE ENSINO MÉDIO JOAQUIM VALDEVINO DE BRITO
CRATO







ESC DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO ESTADO DO PARANÁ
FORTALEZA
ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO SÃO JOSÉ
SOBRAL
EMEIF MONTEIRO LOBATO
FORTALEZA
ESCOLA DE ENSINO MÉDIO FRANCISCO HOLANDA MONTENEGRO
IGUATU

EMEF E LEB INF SENADOR CARLOS JEREISSATI
JIJOCA DE JERICOACOARA
ESC DE ENS FUNDAMENTAL E MÉDIO JOSÉ MARTINS RODRIGUES
QUIXADÁ
ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL POETISA ABIGAIL SAMPAIO
SÃO GONÇALO DO AMARANTE


O UCA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES








O papel ativo da UFC desde a concepção do projeto, com a presença do Prof. Mauro Pequeno no grupo de consultores, fez com a Universidade assumisse o papel de instituição responsável pela formação de professores dos estados do Ceará.
Além desta importante missão, cabe à UFC, através do Instituto UFC Virtual, a formação dos professores das universidades federais do Piauí, Maranhão e Rio Grande, que por sua vez, formarão os professores das redes públicas dos seus respectivos estados.
O Professor José Aires, Coordenador do Projeto no Ceará destaca o envolvimento dos professores-pesquisadores do Instituto UFC Virtual na formatação do Projeto Pedagógico e na capacitação dos docentes das redes públicas de ensino. “Parte do material didático multimídia usado para a formação dos professores do UCA em todo o Brasil foi desenvolvido pela UFC. Isso mostra a importância da produção científica de nossa universidade no campo da educação, das tecnologias digitais e comunicação”, ressalta José Aires.




A ESCOLA DE PONTA DA SERRA RECEBE 469 LAPTOPS











A Escola Estadual Joaquim Valdevino de Brito, localizada em Ponta da Serra (CRATO), é uma das 9 escolas de todo do Ceará contempladas com a doação de 469 laptops educacionais do modelo XO, doadas pela Fundação OLPC (one laptop per children) presidida pelo cientista Nicholas Negroponte, o criador do conceito “um computador por criança”, que serviu de inspiração para a criação do Projeto UCA.
Os laptops já foram entregues e os professores da escola receberão a mesma formação oferecida aos docentes das escolas do Projeto UCA. Para o Prof. Mauro Pequeno, a escolha de uma escola cratense entre as contempladas em todo o Brasil representa o reconhecimento dos esforços que a UFC vem desencadeando em prol da escola pública. “A conquista de mais uma escola em nosso estado representa jovens cearenses com acesso aos recursos de interação e aprendizagem que nem mesmo as escolas particulares oferecem”, comemora o Prof. Mauro Pequeno. (LAPTOP VERDE)







CONHECENDO O LAPTOP EDUCACIONAL









Do ponto de vista do hardware, o laptop que será utilizado em sala de aula pelas crianças e jovens das nove escolas cearenses contempladas pelo Projeto UCA possui a seguinte configuração: Processador Intel Atom 1.6, SSD flash com 4 GB, webcam, tela LCD de 7”, redes wireless e Open Mesh e dispositivo anti-furto. O sistema Operacional é o Linux Metasys com interface KDE, especialmente desenvolvido para o ambiente educacional. O laptop conta ainda com um pacote de programas educativos, games, planilha, ferramenta de texto, webbrowser, comunicador instantâneo, criação e edição de áudio, vídeo e foto.
As atualizações são automáticas no servidor da escola, que gerencia os acessos e o armazenamento dos arquivos pessoais de cada aluno da escola.
O servidor de rede ainda desempenha o papel de “vigilante” dos laptops, executando um programa anti-furto. Cada laptop possui um código único, que é continuamente verificado junto ao servidor.
No caso de um dos laptops ser retirado da escola, a validação não pode ser executada e o software do laptop realiza o travamento do hardware, que pára de funcionar imediatamente.
(O OUTRO LAPTOP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem!