Prezados
Professores e Alunos,
Somos uma equipe em busca de um mesmo objetivo: a
aprendizagem.
Nosso dever, enquanto educadores, é garantir uma
educação de qualidade a todos, sem distinção de raça, classe
social, religião ou quaisquer outras diferenças existentes.
O direito de vocês, alunos, é serem respeitados em
suas individualidades e, acima de tudo, aprender tudo que for
possível dentro de suas capacidades para conquistar sua autonomia,
seja ela financeira ou social. Mas para isso, é preciso dedicação,
esforço, engajamento e empenho nas atividades que lhes são
propostas. E sua família não pode ficar fora desse esforço, ela
precisa lhes oferecer condições adequadas para a aprendizagem e o
acompanhamento dos estudos, incentivando e cobrando quando necessário
for.
Temos um grande desafio para este ano, mas acreditamos
que somos capazes de superá-lo. Há três anos, aceitamos ajuda
financeira e tecnológica do Instituto Unibanco para a melhoria na
qualidade da educação oferecida pela EEM Joaquim Valdevino de
Brito, em contrapartida, aceitamos também o desafio de atingir 3
metas possíveis em 3 anos: (1ª) Elevar 25 pontos o nível de
proficiência em LP e MAT nas avaliações do SPAECE; (2ª) avançar
50% dos alunos dos níveis Muito Crítico e Crítico para os níveis
Intermediário e Adequado e (3ª) Reduzir o abandono escolar em 40%.
Duas dessas metas não sabemos se conseguiremos atingir, mas uma
delas é certo que podemos alcançá-la: a primeira. Vejamos o
porquê:
TABELA 1
| 
    | 
  
    
1º Ano 
 | 
  
    
2º Ano 
 | 
  
    
3º Ano 
 | 
 |||
| 
    
ANO 
 | 
  
    
LÍNGUA PORTUGUESA 
 | 
  
    | 
 ||||
| 
    
2011 
 | 
  
    
241,7 
 | 
  
    | 
  
    
238,1 
 | 
  
    | 
  
    
247,9 
 | 
  
    | 
 
| 
    
2012 
 | 
  
    
242,8 
 | 
  
    | 
  
    
246,8 
 | 
  
    | 
  
    
249,3 
 | 
  
    | 
 
| 
    
2013 
 | 
  
    
235,2 
 | 
  
    | 
  
    
245,7 
 | 
  
    | 
  
    
245,5 
 | 
  
    | 
 
| 
    
2014 
 | 
  
    
244,3 
 | 
  
    | 
  
    
256,2 
 | 
  
    | 
  
    
275,7 
 | 
  
    | 
 
Avaliando a Tabela 1, comparando os resultados por ano,
percebemos que o avanço em LP de 2012 a 2014 nos 1º anos foi de 1,5
pontos; nos 2º anos de 9,4 pontos e nos 3º anos de 26,4
pontos. Já se levarmos em consideração as turmas em uma série
histórica, teremos:
Em LP – os 1º anos de 2011 avançaram 5,1 pontos para
os 2º anos (2012) e tiveram uma queda de 1,3 pontos nos 3º anos
(2013).
Os 1º anos de 2012 avançaram 2,9 pontos para os 2º
anos (2013) e 30 pontos nos 3º anos (2014).
Os 1º anos de 2013 avançaram 21 pontos para os 2º
anos (2014) e precisam avançar 29,13
pontos para os 3º anos (2015).
TABELA
2
| 
    | 
  
    
1º
   Ano 
 | 
  
    
2º
   Ano 
 | 
  
    
3º
   Ano 
 | 
 |||
| 
    
ANO 
 | 
  
    
MATEMÁTICA 
 | 
 |||||
| 
    
2011 
 | 
  
    | 
  
    
231,5 
 | 
  
    | 
  
    
236,8 
 | 
  
    | 
  
    
246 
 | 
 
| 
    
2012 
 | 
  
    | 
  
    
235,2 
 | 
  
    | 
  
    
238,3 
 | 
  
    | 
  
    
250,5 
 | 
 
| 
    
2013 
 | 
  
    | 
  
    
233,6 
 | 
  
    | 
  
    
248,1 
 | 
  
    | 
  
    
247,4 
 | 
 
| 
    
2014 
 | 
  
    | 
  
    
248,2 
 | 
  
    | 
  
    
259,1 
 | 
  
    | 
  
    
285,9 
 | 
 
Na Tabela 2, avaliamos os resultados em Matemática e
vemos que de 2012 a 2014 os 1º anos avançaram 13 pontos; os 2º
anos avançaram 20,8 pontos e os 3º anos 35,4
pontos. Já numa série histórica das turmas, em Matemática:
Os 1º anos de 2011 avançaram 6,8 pontos para os 2º
anos (2012) e 9,1 pontos nos 3º anos (2013).
Os 1º anos de 2012 avançou 12,9 pontos para os 2º
anos (2013) e 37,8 pontos nos 3º anos (2014).
Os 1º anos de 2013 avançou 25,5 pontos para os 2º
anos (2014) e precisa avançar 26,45
pontos para os 3º anos (2015).
Considerando que os alunos são diferentes
com bases distintas em cada ano, mesmo
assim é possível perceber que a escola consegue melhorar os
resultados em todos os anos, exceto 3º anos de 2013. E, considerando
as características particulares de cada turma a cada ano, notamos
que também é possível alcançar as metas após 03 anos de
trabalho, pois tem havido crescimento significativo a cada ano, tanto
em Língua Portuguesa quanto em Matemática.  
Podemos atribuir esses resultados tanto ao trabalho
feito pela escola, por seus professores e agentes pedagógicos quanto
à capacidade de cada turma. No entanto, ainda não podemos esquecer
que a meta sugerida para 2015 não tira nossa escola do nível de
aprendizagem Intermediário em Língua Portuguesa e Crítico em
Matemática.
Portanto, acreditamos que se unirmos esforços, com
maior participação de todos os agentes envolvidos: professores,
alunos, funcionários, familiares e comunidade, será possível mudar
a realidade da nossa educação local, com consequente reflexo nos
resultados do nosso Estado e do nosso País.
Vamos juntos transformar nossa Nação!
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