segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Mensagem

Prezados Professores e Alunos,

Somos uma equipe em busca de um mesmo objetivo: a aprendizagem.

Nosso dever, enquanto educadores, é garantir uma educação de qualidade a todos, sem distinção de raça, classe social, religião ou quaisquer outras diferenças existentes.

O direito de vocês, alunos, é serem respeitados em suas individualidades e, acima de tudo, aprender tudo que for possível dentro de suas capacidades para conquistar sua autonomia, seja ela financeira ou social. Mas para isso, é preciso dedicação, esforço, engajamento e empenho nas atividades que lhes são propostas. E sua família não pode ficar fora desse esforço, ela precisa lhes oferecer condições adequadas para a aprendizagem e o acompanhamento dos estudos, incentivando e cobrando quando necessário for.

Temos um grande desafio para este ano, mas acreditamos que somos capazes de superá-lo. Há três anos, aceitamos ajuda financeira e tecnológica do Instituto Unibanco para a melhoria na qualidade da educação oferecida pela EEM Joaquim Valdevino de Brito, em contrapartida, aceitamos também o desafio de atingir 3 metas possíveis em 3 anos: (1ª) Elevar 25 pontos o nível de proficiência em LP e MAT nas avaliações do SPAECE; (2ª) avançar 50% dos alunos dos níveis Muito Crítico e Crítico para os níveis Intermediário e Adequado e (3ª) Reduzir o abandono escolar em 40%. Duas dessas metas não sabemos se conseguiremos atingir, mas uma delas é certo que podemos alcançá-la: a primeira. Vejamos o porquê:

TABELA 1


1º Ano
2º Ano
3º Ano
ANO
LÍNGUA PORTUGUESA

2011
241,7

238,1

247,9

2012
242,8

246,8

249,3

2013
235,2

245,7

245,5

2014
244,3

256,2

275,7


Avaliando a Tabela 1, comparando os resultados por ano, percebemos que o avanço em LP de 2012 a 2014 nos 1º anos foi de 1,5 pontos; nos 2º anos de 9,4 pontos e nos 3º anos de 26,4 pontos. Já se levarmos em consideração as turmas em uma série histórica, teremos:
Em LP – os 1º anos de 2011 avançaram 5,1 pontos para os 2º anos (2012) e tiveram uma queda de 1,3 pontos nos 3º anos (2013).
Os 1º anos de 2012 avançaram 2,9 pontos para os 2º anos (2013) e 30 pontos nos 3º anos (2014).
Os 1º anos de 2013 avançaram 21 pontos para os 2º anos (2014) e precisam avançar 29,13 pontos para os 3º anos (2015).
TABELA 2

1º Ano
2º Ano
3º Ano
ANO
MATEMÁTICA
2011

231,5

236,8

246
2012

235,2

238,3

250,5
2013

233,6

248,1

247,4
2014

248,2

259,1

285,9

Na Tabela 2, avaliamos os resultados em Matemática e vemos que de 2012 a 2014 os 1º anos avançaram 13 pontos; os 2º anos avançaram 20,8 pontos e os 3º anos 35,4 pontos. Já numa série histórica das turmas, em Matemática:
Os 1º anos de 2011 avançaram 6,8 pontos para os 2º anos (2012) e 9,1 pontos nos 3º anos (2013).
Os 1º anos de 2012 avançou 12,9 pontos para os 2º anos (2013) e 37,8 pontos nos 3º anos (2014).
Os 1º anos de 2013 avançou 25,5 pontos para os 2º anos (2014) e precisa avançar 26,45 pontos para os 3º anos (2015).

Considerando que os alunos são diferentes com bases distintas em cada ano, mesmo assim é possível perceber que a escola consegue melhorar os resultados em todos os anos, exceto 3º anos de 2013. E, considerando as características particulares de cada turma a cada ano, notamos que também é possível alcançar as metas após 03 anos de trabalho, pois tem havido crescimento significativo a cada ano, tanto em Língua Portuguesa quanto em Matemática.

Podemos atribuir esses resultados tanto ao trabalho feito pela escola, por seus professores e agentes pedagógicos quanto à capacidade de cada turma. No entanto, ainda não podemos esquecer que a meta sugerida para 2015 não tira nossa escola do nível de aprendizagem Intermediário em Língua Portuguesa e Crítico em Matemática.

Portanto, acreditamos que se unirmos esforços, com maior participação de todos os agentes envolvidos: professores, alunos, funcionários, familiares e comunidade, será possível mudar a realidade da nossa educação local, com consequente reflexo nos resultados do nosso Estado e do nosso País.

Vamos juntos transformar nossa Nação!







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