Prezados
Professores e Alunos,
Somos uma equipe em busca de um mesmo objetivo: a
aprendizagem.
Nosso dever, enquanto educadores, é garantir uma
educação de qualidade a todos, sem distinção de raça, classe
social, religião ou quaisquer outras diferenças existentes.
O direito de vocês, alunos, é serem respeitados em
suas individualidades e, acima de tudo, aprender tudo que for
possível dentro de suas capacidades para conquistar sua autonomia,
seja ela financeira ou social. Mas para isso, é preciso dedicação,
esforço, engajamento e empenho nas atividades que lhes são
propostas. E sua família não pode ficar fora desse esforço, ela
precisa lhes oferecer condições adequadas para a aprendizagem e o
acompanhamento dos estudos, incentivando e cobrando quando necessário
for.
Temos um grande desafio para este ano, mas acreditamos
que somos capazes de superá-lo. Há três anos, aceitamos ajuda
financeira e tecnológica do Instituto Unibanco para a melhoria na
qualidade da educação oferecida pela EEM Joaquim Valdevino de
Brito, em contrapartida, aceitamos também o desafio de atingir 3
metas possíveis em 3 anos: (1ª) Elevar 25 pontos o nível de
proficiência em LP e MAT nas avaliações do SPAECE; (2ª) avançar
50% dos alunos dos níveis Muito Crítico e Crítico para os níveis
Intermediário e Adequado e (3ª) Reduzir o abandono escolar em 40%.
Duas dessas metas não sabemos se conseguiremos atingir, mas uma
delas é certo que podemos alcançá-la: a primeira. Vejamos o
porquê:
TABELA 1
|
1º Ano
|
2º Ano
|
3º Ano
|
|||
ANO
|
LÍNGUA PORTUGUESA
|
|
||||
2011
|
241,7
|
|
238,1
|
|
247,9
|
|
2012
|
242,8
|
|
246,8
|
|
249,3
|
|
2013
|
235,2
|
|
245,7
|
|
245,5
|
|
2014
|
244,3
|
|
256,2
|
|
275,7
|
|
Avaliando a Tabela 1, comparando os resultados por ano,
percebemos que o avanço em LP de 2012 a 2014 nos 1º anos foi de 1,5
pontos; nos 2º anos de 9,4 pontos e nos 3º anos de 26,4
pontos. Já se levarmos em consideração as turmas em uma série
histórica, teremos:
Em LP – os 1º anos de 2011 avançaram 5,1 pontos para
os 2º anos (2012) e tiveram uma queda de 1,3 pontos nos 3º anos
(2013).
Os 1º anos de 2012 avançaram 2,9 pontos para os 2º
anos (2013) e 30 pontos nos 3º anos (2014).
Os 1º anos de 2013 avançaram 21 pontos para os 2º
anos (2014) e precisam avançar 29,13
pontos para os 3º anos (2015).
TABELA
2
|
1º
Ano
|
2º
Ano
|
3º
Ano
|
|||
ANO
|
MATEMÁTICA
|
|||||
2011
|
|
231,5
|
|
236,8
|
|
246
|
2012
|
|
235,2
|
|
238,3
|
|
250,5
|
2013
|
|
233,6
|
|
248,1
|
|
247,4
|
2014
|
|
248,2
|
|
259,1
|
|
285,9
|
Na Tabela 2, avaliamos os resultados em Matemática e
vemos que de 2012 a 2014 os 1º anos avançaram 13 pontos; os 2º
anos avançaram 20,8 pontos e os 3º anos 35,4
pontos. Já numa série histórica das turmas, em Matemática:
Os 1º anos de 2011 avançaram 6,8 pontos para os 2º
anos (2012) e 9,1 pontos nos 3º anos (2013).
Os 1º anos de 2012 avançou 12,9 pontos para os 2º
anos (2013) e 37,8 pontos nos 3º anos (2014).
Os 1º anos de 2013 avançou 25,5 pontos para os 2º
anos (2014) e precisa avançar 26,45
pontos para os 3º anos (2015).
Considerando que os alunos são diferentes
com bases distintas em cada ano, mesmo
assim é possível perceber que a escola consegue melhorar os
resultados em todos os anos, exceto 3º anos de 2013. E, considerando
as características particulares de cada turma a cada ano, notamos
que também é possível alcançar as metas após 03 anos de
trabalho, pois tem havido crescimento significativo a cada ano, tanto
em Língua Portuguesa quanto em Matemática.
Podemos atribuir esses resultados tanto ao trabalho
feito pela escola, por seus professores e agentes pedagógicos quanto
à capacidade de cada turma. No entanto, ainda não podemos esquecer
que a meta sugerida para 2015 não tira nossa escola do nível de
aprendizagem Intermediário em Língua Portuguesa e Crítico em
Matemática.
Portanto, acreditamos que se unirmos esforços, com
maior participação de todos os agentes envolvidos: professores,
alunos, funcionários, familiares e comunidade, será possível mudar
a realidade da nossa educação local, com consequente reflexo nos
resultados do nosso Estado e do nosso País.
Vamos juntos transformar nossa Nação!
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